Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo todo o processo da comunicação humana, desde a aquisição dos primeiros sons e palavras, passando pelo desenvolvimento da fala e da escrita, até o seu refinamento estético com a oratória e a impostação vocal.
A linguagem é a expressão do pensamento que se revela na fala e na escrita, é condição natural do humano falar. Na natureza, o ser humano é o único ser que fala, que transmite conhecimentos para as gerações futuras e os acumula, criando as mais diversas formas de manifestações culturais. Assim, cada um torna-se um ser social quando se comunica, expressa seus desejos, suas necessidades, seus pensamentos e idéias. Desse modo, é capaz de modificar o mundo que o cerca, ao mesmo tempo em que expressa seu mundo interno.
Como expressão cultural o ser humano se serve das artes: a pintura, a música, a dança, o teatro e como expressão indivudual se manifesta pelo olhar, pelo gesto, pela postura e principalmente pela fala.
Nossa sociedade prioriza a comunição pela fala e pela escrita.
A maioria das pessoas aprende a falar cedo e com facilidade. Quando uma criança demora a falar, ou tem dificuldades para fazê-lo, pode ter sua integração social e emocional comprometida. Se esta situação perdurar pela juventude, ou até a idade adulta, pode acontecer de caminhos e destinos serem modificados. Muitos adultos confessam não ter seguido determinadas profissões porque elas exigiam desenvoltura na comunicação oral. É nesses casos que a fonoaudiologia presta um serviço inestimável.