1 - Meu filho já tem dois anos, entende tudo o que falamos com ele, mas não fala nada. Isso é normal?
Resposta:
Para falar uma criança necessita, em primeiro lugar, “ouvir”, ou seja precisamos verificar se ela escuta. Se o pediatra foi consultado e não há suspeita de que algo está errado, vejamos:
Uma criança saudável com dois anos deveria estar falando palavras e até formando frases. É claro que cada criança se desenvolve em seu tempo e sempre teremos aquelas que falam mais e aquelas que falam menos.
É necessário que a criança seja exposta aos sons da língua, que falem com ela, que nomeiem suas ações e seus objetos, indicando que há um mundo sonoro e que ela faz parte dele. Aos poucos ela irá percebendo que a fala a coloca no mundo, ajuda a suprir suas necessidades e seus desejos e que falar é prazeroso, traz recompensas e que é bom falar! Se ainda assim seu filho não fala, veja se ele tem contato com outras crianças, parentes e amiguinhos nas praças e clubes. Uma boa escola, com espaço para brincar, com orientação de adultos afetivos e especializados também é de grande ajuda. Se apesar de tudo isso você não se sentir tranquila e/ou percebe que mudou o ambiente e seu filho continua apontando para os objetos em vez de falar, um profissional deve ser consultado.