2 - Dou aulas todos os dias e sinto minha garganta “raspar” e minha voz ficar cansada quando o final de semana se aproxima . O que devo fazer?
Resposta:
R) Como você usa sua voz profissionalmente, deve consultar um otorrinilaringologista para verificar como estão suas “cordas vocais”. Ele, por meio de exames específicos, poderá dizer se o uso que você faz da voz já lhe causou um nódulo ou se é apenas excesso de uso vocal. Depois disso você deve procurar um fonoaudiólogo que a ajudará a usar sua voz com adequação.
Quem usa profissionalmente a voz deve ter cuidados diários: beber bastante água para hidratar o corpo como um todo e quando estiver falando muito, beber alguns goles de tempo em tempo. Nunca fale em lugares ruidosos, competindo com o barulho. Não grite. Se for alérgica, cuide para que o ambiente seja limpo, livre de pó e bolor. Saltos muito altos prejudicam a postura e essa por sua vez dificulta a respiração. Com pouco ar, a tendência é tensionar a laringe para a voz sair. O mesmo ocorre quando se usa golas apertadas que comprimem o pescoço.
A voz é o espelho da alma, anda junto com as emoções. Observe se quando está nervosa ou ansiosa, não desconta na voz o que gostaria de demonstrar apenas com as palavras.