3 - Meu filho tem três anos, falava bem e depois de levar um susto ficou gago. O que eu faço?
Resposta:
Quando estão desenvolvendo a comunicação, muitas crianças por volta de 2 a 4 anos podem gaguejar um pouco, repetindo sílabas e sons, geralmente no início das palavras. Se não existem parentes que são ou foram gagos, se a criança é comunicativa e as interupções não estão causando nenhum problemas para ela e aos pais, não se preocupe. Procure não interrompê-la , não complete a sua fala, não diga para ela falar devagar ou começar a palavra novamente. Perceba se os adultos que falam com ela não são muito agitados e ansiosos pra falar.
Às vezes a criança não encontra espaço para falar e, como ainda é imatura e não domina completamente a linguagem, pode gaguejar quando quer falar mais rápido como seus pais.
Contudo , se há geneticamente possibilidade de ela ter herdado uma gagueira, se há convivência com gagos, se você percebe que está ansiosa com o fato e que não está confortável com isso, é necessário uma avaliação profissional especializada.
Algumas desta manifestações de gagueira podem regredir naturalmente, mas na presença deste e outros componentes ambientais e/ou hereditários, é muito importante que uma orientação urgente seja realizada.
A gagueira, quando tratada precocemente, regride sem causar danos à pessoa, contudo quanto mais tarde isto for feito pode ser mais difícil a cura, além de danos sociais e emocionais para aquele que gagueja.