5 - Será que meu filho é altista?
Resposta:
Atualmente se fala muito em altismo, mas poucas pessoas sabem que autistas não são somente aquelas crianças que não falam, que apresentam movimentos repetitivos, são dependentes e não se relacionam com ninguém.
São várias as características que incluem uma criança nos Transtornos do Espectro Autista (TEA) , não apenas aqueles casos graves que se viam em filmes. Podem ser crianças carinhosas, que olham para as pessoas, mas não mantêm o olhar. Podem ser muito espertas e até conhecer alguns assuntos com profundidade ( como os que antes eram chamados de ASPERGER) Mas têm dificuldades para se socializar e não conseguem ser alfabetizados, entre outras.
As dificuldades podem ser muitas, graves, ou nem tanto. Uma criança que tem TEA* tem algumas diferenças que podem ser notadas em relação às outras crianças que não tem o Transtorno. Contudo só um diagnóstico feito por um especialista é que vai dizer se ela tem ou não tem TEA * e indicar o melhor tratamento.
É importante que este diagnóstico seja feito assim que se perceba algo, porque a angústia da incerteza causa sofrimentos na criança e nos pais. Também o quanto antes iniciarmos uma estimulação necessária e adequada mais, rápido esta criança se desenvolverá de maneira saudável e feliz.
*Transtorno do Espectro Autista